Avesso à gaveta

gaveta ao avesso

Valsinha de fim-de-mundo

“E então vem-me o desejo transbordante, absurdo, de uma espécie de satanismo que precedeu satã, de que um dia, um dia sem tempo nem substância, se encontre uma fuga para fora de deus e o mais profundo de nós deixe, não sei como, de fazer parte do ser ou do não-ser” (Fernando Pessoa)

O fim do mundo se aproxima, anuncia o profeta por mil anos. O mundo, esse planeta giratório, um dia há de ficar tonto. Um dia ele para de dançar. A vida é uma valsinha ritmada, três pra lá, três pra cá e assim quando menos se espera silencia a música. Se a morte é a certeza de todas as coisas, que lindo então seria toda humanidade unida nessa certeira convicção. Dançariam no mesmo ritmo todas as partes disformes desse corpo enorme, dita civilização. Sentado em seu sofá, na relva, na nuvem, no mar cada homem singular pela primeira vez se sentiria parte desse incompreensível todo, formando aquilo a que chamamos deus. E deus, união de todas as consciências, feito à imagem e semelhança do homem, tremeria de medo, renegaria à morte, mentiria e trairia o tempo. Despótico e impaciente, como um pai, ordenaria que a noite anunciada trouxesse, seja como for, o dia. Um dia feio, triste, covarde, o dia depois do apocalipse, em que tudo permaneceria assustadoramente igual.

J. Scarpelli

*Foto por Perseu Azul.

Um comentário em “Valsinha de fim-de-mundo

  1. nome
    21/12/2012

    Triste vida essa, que parece ansiar por um fim do mundo, ao menos um acontecimento disconexo de sua vida mediocre que não o responsabilize pelo fim. Porque, afinal, qual a virtude daquele que ceifa sua propria vida, covardemente antecipando seu fim? A luz do dia não parece-lhe uma nova esperança, mas sim, um novo tormento. Para tal vida os anos passam e até que um dia tudo morre, e seu sonhos de grandeza um dia desaparecem deixando apenas o inerte corpo no caixão.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 20/12/2012 por em Uncategorized e marcado , , , , , , , , , , .

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 50 outros seguidores

Oi, eu sou…


Click here to know more about me.

Facebook

%d blogueiros gostam disto: