Avesso à gaveta

gaveta ao avesso

Enterrem meu coração na curva do rio

IMG_8774

O que é um rio? E de quantas nascentes, pequenos riachos, córregos, reguinho d’água, aguinha mixuruca, brejinho, corguim que só dá mosquito é feito um rio grande, um rio doce? Aqui no fundo de casa corre um riacho sem importância, foi com ele que eu aprendi tudo o que sei de mais importante. As águas conversam e contam histórias. As que correm aqui são a mesma soterrada pelas terras das minas. Elas me ensinaram que cada pequeno curso d’água é em essência o rio grande, o oceano inteiro, e é a partir de cada corguim sem importância, mixuruca, que mal molha as canelas que vem a força da correnteza. O rio grande volta a correr se cada nascente, se cada pequeno córrego, se cada riachinho sem nome for defendido, preservado e cuidado. Nós, anônimos sem importância, estamos dispostos a cuidar de nossas nascentes? O riacho aqui de casa tem o tamanho adequado da minha lição. Já o rio grande coberto de lama e pó é a grande lição, aquela que nos diz que cada pequena negligência é uma brecha que abrimos para a destruição generalizada. Não é questão de negar o grande crime cometido, mas sim perceber que por trás de uma grande barbárie existe uma multidão de pequenas atrocidades das quais todos nós somos cúmplices.

J. Scarpelli

Foto no riachinho aqui de casa.

Um comentário em “Enterrem meu coração na curva do rio

  1. anisioluiz2008
    17/11/2015

    Republicou isso em O LADO ESCURO DA LUA.

Deixe uma resposta

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 50 outros seguidores

Oi, eu sou…


Click here to know more about me.

Facebook

